A programação inclui oficinas e discussões sobre temas essenciais para o  setor, ministrados por profissionais com reconhecimento nacional e  internacional. Washington Luiz destacou que o papel do governo é  incentivar que os municípios criem as estruturas necessárias para  receber o turista.
 “Este encontro é  muito positivo por discutir questões relevantes para a área. O nosso  estado tem um grande potencial turístico e queremos levar ao  conhecimento de todos, os polos turísticos do Maranhão para recebermos  um maior número de visitantes e, com isso, gerarmos mais emprego e renda  para a população”, afirmou o vice-governador.
 O secretário Jura Filho observou que durante o encontro serão  discutidas as possibilidades de crescimento e consolidação das  potencialidades naturais, culturais e arquitetônicas. “Estamos trazendo  para cá vários casos de sucesso. Pessoas que no Brasil inteiro  participam desse segmento e que tiveram experiências de sucesso que  adaptaremos a nossa realidade. No leque de oportunidade, vamos discutir  tudo sobre turismo, desde regionalização, roteiros, estância de  governança, turismo ecológico e melhoria dos nossos serviços”, declarou.
 O secretário informou que, embora o turismo no Maranhão tenha sofrido  prejuízos com o período demorado de reforma do aeroporto de São Luís no  ano passado, a expectativa é que o ano de 2012 feche com o aumento de  10% no número de visitantes. “A participação nas feiras e a determinação  da governadora em ter uma política enérgica para divulgar o Maranhão,  nos levou a este aumento”, disse.
 O  prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, disse que o evento é  importante para que seja mostrada a capacidade de investimento e também a  potencialidade que o Maranhão tem, para que todos tenham conhecimento  disso e o estado, cada vez mais, seja divulgado nacional e  internacionalmente.
 Palestras
 A primeira palestra do dia foi da consultora em Turismo, Jussara Rocha,  que abordou o tema "Ferramentas de gestão pública do turismo". Ela  destacou que são muitos os desafios para alavancar o turismo. "Embora o  Brasil seja um país de grande potencial, mas com uma vastidão muito  grande, também precisa trabalhar a profissionalização, a qualificação do  serviço turístico, a ordenamento das políticas públicas. Hoje, temos  que apressar os ritmos tanto do poder público, do empresariado como da  sociedade civil", observou Jussara Rocha.
 Na programação desta quinta-feira (29), também foram abordados temas  como “Turismo de Base Comunitária: Experiências e Oportunidades”,  apresentado pela especialista Ana Gabriela Fontoura; “Cancelamento,  falências e indenizações em sua agência de viagens… o que fazer?”, com  apresentação do mestre Marcelo Oliveira; além da realização de cinco  oficinas, entre as quais, “Roteirização”, “Instância de governança” e  “Elaboração de projetos turísticos e captação de recursos”.
 Nesta sexta-feira (30), a programação será dedicada às oficinas. Entre  os assuntos a serem tratados, pela manhã, o “Desenvolvimento da  Comunidade Local: os negócios locais inclusos na cadeia produtiva do  turismo”, “Gestão de Pessoas: o propulsor da inovação”, “Recreare:  Mediações e Práticas do Lazer” e “Tecnologia e Informação no Turismo:  Novas Oportunidades de Negócios”.
 No  período da tarde, serão enfocados assuntos como “A construção de  produtos turísticos criativos: alternativas para os polos turísticos”,  “Ecoturismo e Turismo de Aventura”, “Roteirização do Turismo Étnico”,  “Qualidade no Atendimento” e “Turismo Sustentável e Infância”.  Mesas-redondas estão programadas para encerrar as programações dos dois  dias.
 Espaços
 A estrutura do evento contempla espaço especialmente montado para a  apresentação do projeto “Semente Digital”, desenvolvido pela  Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em parceria com a Secretaria de  Estado de Turismo (Setur). No local é possível fazer viagem, em formato  3D, ao Centro Histórico de São Luís. Também há espaço interativo com  totens de serviço e um Quiz serão atrações para o público.
 Em outro ambiente, por meio de duas telas touch, o visitante pode  conhecer os principais atrativos turísticos do Maranhão, incluindo  manifestações culturais, ecoturismo e turismo de aventura. Também, serão  disponibilizadas sugestões de roteiro de viagem, calendário de eventos e  informações úteis.
 O Encontro abre  espaço para um público especial. São 280 estudantes das seguintes  escolas: Adventista, Unidade Integrada Santa Tereza, Colégios  Universitário, Militar e do Corpo de Bombeiros que participaram de  atividades.
Share This :
comment 0 komentar
more_vert