| Crianças foram liberadas do isolamento (Fotos: Arquivo Portal Infonet) | 
 Com dois e três anos, as crianças foram levadas para o  isolamento do Hospital Pediátrico, mas os exames descartaram a doença nelas e em  mais duas
As  duas crianças que foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento Fernando  Franco, com suspeita de meningite e  encaminhadas para o isolamento  do Hospital Pediátrico que funciona na antiga Maternidade Santa Izabel, estão  bem.  Elas estavam no isolamento por apresentarem sintomas semelhantes aos  característicos da doença, mas os exames descartaram.
Com  dois e três anos, as crianças já saíram do isolamento e o quadro de saúde está  evoluindo. De acordo com o infectologista Marco Aurélio Oliveira, outras duas  crianças também foram internadas com suspeita da doença, mas também foi  descartada.
“Já  na sexta-feira, 16 os exames descartaram a incidência da meningite nas quatro  crianças e neste final de semana nenhuma suspeita ou nenhum caso foram  registrados”, comemora Dr. Marco Aurélio, lembrando que a meningite é uma doença  característica do período de inverno e que apesar do registro de dois óbitos  semana passada [uma menina de cinco anos na cidade de Cristinápolis e um jovem  de 20 anos no bairro Luzia, em Aracaju], não há motivos para pânico no Estado de  Sergipe.
| Infectologista Marco Aurélio | 
“É  uma doença que se registra o ano inteiro, mas tem maior impacto no período  chuvoso. Este ano, até a semana epidemiológica 37 (16 de setembro), segundo o  Sistema Nacional Informação de Agravos de Notificação (SINAN) foram confirmados  em Sergipe 30 (trinta) casos Meningite, sendo 07 (sete) de Doença  Meningocócica”, destaca o infectologista.
Alerta
A  Secretaria de Estado da Saúde (SES), está em alerta e acompanha junto com as  Secretaria Municipais de Saúde o comportamento da doença. Em caso de  identificação de qualquer alteração na situação epidemiológica, serão  implementadas medidas de controle a fim de evitar a disseminação e novos  controles.
A  vacina conjugada contra o meningococo sorogrupo C passou a integrar o calendário  básico da vacinação na rede pública de saúde do Estado de Sergipe, a partir de  janeiro de 2010, para a população menor de dois anos de idade.
Surtos
O  infectologista deixou claro que o Estado de Sergipe não tem apresentado surtos  de Doença Meningocócica nos últimos dez anos. “Os surtos ocorridos no Brasil,  inclusive no Estado da Bahia, foram localizados em alguns municípios e, em  todos, foram realizadas oportunamente as medidas de controle para evitar a  disseminação de novos casos da doença”, tranqüiliza.
A  orientação da Secretaria de Saúde é de que qualquer pessoa que apresente  sintomas de Meningite (febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal,  vômitos, manchas no corpo, dentre outros) busque, imediatamente atendimento  médico. Quanto mais precoce o diagnóstico for realizado, maior a chance da  doença não ter complicações ou óbitos.
Por  Aldaci de Souza
Share This :
comment 0 komentar
more_vert